Skip to content

Parking Lot de Ideias

Short Tip: Local para armazenamento de ideias relevantes não utilizadas até o momento.

O que é?

É um local onde são armazenadas ideias que não foram utilizadas até o momento, mas que possuem valor potencial relevante.

Diferente do parking lot comumente utilizado em reuniões para separar temas fora da discussão principal, o Parking Lot de Ideias é um repositório para ser usado ao longo do tempo, em múltiplos produtos.

Por que Aplicar?

Muitas vezes, durante o processo de ideação, uma ou mais ideias consideradas relevantes acabam sendo descartadas por estarem fora de contexto ou pela limitação do time de avançar em múltiplas ideias simultaneamente.  Isso pode gerar no time indecisão, paralisia ou uma sensação de perda.

Por ser uma lista agrupada separada, que pode ser consultada a qualquer momento, o Parking Lot de Ideias é um instrumento que facilita os times a filtrarem e avançarem na seleção da ideia a ser detalhada.

Como Aplicar?

O Parking Lot de Ideias é vivo. Ele pode receber novas ideias durante um processo de ideação, ou qualquer outra etapa do desenvolvimento do produto, bem como realimentar o processo com novas ideias que não surgiram até então.

Recomenda-se a adoção das seguintes etapas:

  • Antes do processo de ideação, imprima uma versão do template em folha A3 ou use a versão que você já possui, no caso de produtos que já possuem um Parking Lot;
    • Também é bastante comum o uso de Parking Lot através de ferramentas digitais;
  • Execute o processo de ideação (Design Sprint ou Design Thinking) inicialmente sem o uso do Parking Lot. Ao final da etapa de divergência (geração de ideias), leia as ideias do Parking Lot relacionadas ao tema, e identifique a reação do grupo;
    • Se a ideia for rejeitada de pronto pelo grupo, avalie se é o caso de retirá-la do Parking Lot (jogá-la fora); ou 
    • Se a ideia for relevante, inclua-a no rol das ideias avaliadas pelo time no processo de ideação (mova o post-it de quadro);
  • Ao final do processo de ideação, as ideias que não foram utilizadas, mas que foram consideradas de grande valor, devem ser movidas para o Parking Lot de Ideias dentro do seu respectivo tema.
    • Caso o texto da ideia não seja claro o suficiente, organize uma descrição mais precisa na parte de trás do post-it. Lembre-se que a ideia pode vir a ser utilizada muitas semanas (ou mesmo meses) depois, inclusive por outras pessoas.

 Templates

Informações Adicionais

X