Skip to content

Design Thinking

Short Tip: Método para identificação de problema, suas causas e ideias de solução.

O que é?

É um método voltado para a busca coletiva de soluções para problemas sob a ótica central do usuário do produto. O método foi inicialmente elaborado pela Universidade de Stanford, mas atualmente existem múltiplas variantes.

A versão proposta pelo PIM-Go® considera os 5 estágios, mas com foco nos dois diamantes de identificação de problemas/causas e ideias. O diamante representa o processo de geração de múltiplas opções (divergência), seguido por um processo de filtro, eliminação e priorização (convergência).

Por que Aplicar?

O Design Thinking possui a qualidade de buscar, de forma organizada, soluções que endereçam problemas ou necessidades sob a perspectiva de quem usará de fato o produto.

O uso adequado do método pode economizar recursos ao conceber produtos que efetivamente endereçam o problema do usuário. Adicionalmente, ao fazer o teste do produto, possui a capacidade de eliminar em uma etapa inicial soluções inadequadas ou parciais (conceito de Fail Fast, um dos pilares do PIM-Go®).

Como Aplicar?

Recomenda-se que a técnica de Design Thinking seja facilitada por um membro do grupo com alguma experiência no processo. São previstas na versão PIM-Go® as seguintes etapas:

  • Antes do processo de ideação, prepare o quadro com os Canvas Design Thinking (Design Thinking – Causas, Design Thinking – Ideias) e Canvas Filtro de Ideias. Caso utilize uma ferramenta de colaboração visual (como Miro ou Mural), inclua os templates do PIM-Go diretamente na ferramenta;
  • Defina junto com o grupo quem é o segmento de usuário que possui o problema ou necessidade. Conforme a especificidade, podem ser utilizadas uma ou mais personas para exemplificar esse público específico;
    • Caso o grupo não tenha familiaridade com o perfil do usuário, invista tempo em discutir suas características, habilidades, dores e desejos. A técnica User Safari, que consiste em ir até os usuários para observação e investigação, pode ser utilizada;
    • Caso se trate de um produto existente, pode ser importante detalhar a jornada do usuário para este produto, identificando pontos negativos que indicarão potenciais problemas a ser abordado;
    • Outra técnica relevante para criar maior identificação com o usuário é o Mapa da Empatia (Empathy Map). Alguns exemplos para a elaboração deste mapa podem ser vistos no site da IBM e no artigo da 7bits.
  • Obs: Caso se decida por fazer o uso de ferramenta digital colaborativa, sugere-se o uso do Miro ou Mural. Confira o artigo do PIM-Go com 10 dicas para fazer uma workshop digital na gestão remota de produtos e projetos.

No Canvas do Primeiro Diamante (Problemas e Causas-Raiz):

  • Escreva os detalhes do usuário e escolha em conjunto com o grupo o problema mais relevante para este público-alvo;
  • Elenque em conjunto com o grupo as causas-raiz deste problema, posicionando as mais relevantes à esquerda e as de menor relevância à direita.

No Canvas do Segundo Diamante (Brainstorm de Ideias):

  • Posicione o problema na área central do Canvas e promova um brainstorm de ideias para solução do problema. Cada ideia gerada deve ser colocada no Canvas;
  • Não havendo mais ideias, substitua o problema pela causa-raiz mais relevante, e refaça o passo anterior. Adicione novas ideias ao Canvas, mantendo as anteriores.
    • É recomendado que sejam realizadas entre 2 e 4 iterações de causas-raiz. Além disso, o processo pode alongar, sem significativa agregação de valor;
    • Existem situações em que a causa-raiz não gera em si uma solução, mas um refinamento de uma ideia já incluída, o que é positivo. Cuidado apenas para não entrar no detalhamento da ideia.

No Canvas Filtro de Ideias:

  • Leve as ideias para o Canvas Filtro de Ideias para escolher a ideia vencedora;
  • Para cada ideia transportada, analise com o grupo as características de “Relevância” e “Segurança” da ideia.
    • “Relevância” é o valor da solução sob a ótica do usuário. O valor pode ser entendido como a capacidade da solução em efetivamente resolver o problema ou necessidade. 
    • “Segurança” é considerado como o grau de confiança do grupo na capacidade da organização em construir e entregar a solução. Aspectos como disponibilidade de recursos humanos e materiais, habilidade do time, clareza dos requisitos, riscos envolvidos e prazo de entrega em geral influenciam esse aspecto.
  • Posicione a ideia no quadrante apropriado. Uma vez finalizado o posicionamento de todas as ideias, efetue uma discussão com a equipe sobre as características da ideia vencedora. 

Templates

Artigo

Informações Adicionais