Skip to content

Manifesto dos Valores do PIM-Go

O PIM-Go encontra-se estruturado com base em 4 valores:

 

Simplicidade

“Acreditamos em práticas simples, compreensíveis para quem aplica e por quem participa.”

Há diversas práticas a serem utilizadas no decorrer do desenvolvimento de um produto. Caso não haja claro entendimento destas, haverá falta de engajamento dos times e menor entrega de valor.

Assim, o PIM-Go busca ser simples ao filtrar apenas o que é essencial para o desenvolvimento de um produto excepcional, incluindo-o em um fluxo (Big Picture) de rápido entendimento. Particularidades da organização podem e devem ser incorporadas conforme necessidade, contudo sem perder de vista a simplicidade final. Complexos fluxos de trabalho para tratamento de exceções devem ser evitados e a comunicação direta privilegiada.

 

Fail Fast

“Acreditamos que falhar é parte inerente ao processo de aprendizado, mas que ele deve ser antecipado, o máximo possível.”

Falhar rapidamente (Fail Fast) está ligado diretamente ao processo de aprendizado veloz (Learn Fast). Organizações que adotam o PIM-Go devem criar ambientes que favorecem a experimentação, a identificação de falhas e o estímulo ao aprendizado, preferencialmente o mais cedo possível.

Assim, o PIM-Go prevê explicitamente etapas e atividades específicas para esse fim. Como exemplo, a fase de Concepção vale-se de técnicas de ideação, design e feedback para validação de hipóteses de valor em momento ainda inicial, no qual poucos recursos foram dispendidos.

 

Abrangência

“Acreditamos que produtos têm características e contextos de mercado distintos e que por isso devem possuir abordagens distintas.”

O PIM-Go não é uma metodologia, mas modelos e técnicas que podem e devem ser adaptados pelas organizações conforme característica dos produtos e projetos a serem desenvolvidos. Os dois modelos, PIM-Go Ágil e PIM-Go Híbrido, abarcam situações de grande recorrência na gestão de produtos e projetos.

Contudo, a natureza de um produto ou projeto não necessariamente implica na sua adoção em todas as iniciativas da organização. Como exemplo, a gestão de programa e portfólio do PIM-Go é abrangente para incorporar diferentes iniciativas desenvolvidas com processos preditivos, híbridos ou ágeis.

 

Facilidade de Uso

“Acreditamos que modelos teóricos devem estar associados a orientações e artefatos que facilitem sua rápida adoção na prática.”

A ausência de uma orientação prática sobre processos também é um dos motivos para decréscimo de valor gerado pelos times. Assim, o PIM-Go possui conteúdos integrados ao modelo que detalham cada etapa, de forma a facilitar o uso em organizações.

Essas etapas encontram-se, em muitos casos, suportadas por templates e Canvas com instruções de uso. Isso não implica, contudo, que outras técnicas ou adaptações não possam ser realizadas. Pelo contrário, estimula-se ao longo do fluxo do PIM-Go que seja escolhida a técnica mais aderente às características do time e da organização.

Um exemplo é a Análise de Risco. Ainda que existam diversas técnicas para esse fim, o PIM-Go sugere a adoção de um modelo baseado em três Canvas (Premissas e Restrições, SWOT e Análise de Risco). Contudo, caso a organização esteja familiarizada com outra técnica que atinja o mesmo objetivo, esta pode ser adotada.