Burnup do Produto ou Release
Short Tip: É o gráfico que acompanha o quanto de trabalho do produto ou entrega (release) já foi realizado.
O que é?
É um gráfico que indica o trabalho que já foi completado no produto ou entrega (release). No Burnup, o eixo X corresponde às Sprints e no eixo Y à métrica de trabalho (comumente o número de story points). A cada Sprint, o Product Owner atualiza o gráfico com base no incremento que foi entregue na Sprint (coluna “Feito” do Backlog da Sprint) e o volume total do Backlog.
Em casos de produtos complexos é comum o uso do Burnup não somente para o produto, mas também para a release.
Por que Aplicar?
O Burnup do Produto ou Release é método de visualização do andamento do desenvolvimento do produto muito comum nos métodos ágeis. Ele possui a vantagem de permitir a rápida visualização por todo o time Scrum e stakeholders do andamento da construção do produto.
Como Aplicar?
- Inicialmente acorde com o Scrum Master quem fará a atualização do gráfico Burnup e qual será a métrica utilizada (ex. story points). Essa atualização é realizada pelo Product Owner ou, idealmente, alimentada automaticamente por sistema.
- Uma vez definido, ao término da Sprint, atualize o gráfico estabelecendo duas marcações no eixo Y em cores diferentes:
- Em azul, marque o volume total do Backlog do Produto da Sprint Anterior, adicionado ou reduzido do volume das modificações ocorridas na Sprint atual;
- Em vermelho marque o volume total desenvolvido pelo time até a Sprint anterior, adicionado ou reduzido do volume desenvolvido na Sprint atual;
- Desenhe duas linhas, conectando os pontos da Sprint anterior (ou zero, se for a primeira Sprint) até a Sprint atual.
- Ao final de cada Sprint, atualize o gráfico conforme passo anterior.
Ao final haverá duas linhas desenhadas:
- Uma linha azul, que corresponderá ao volume total do Backlog que deve ser desenvolvido. A mudança nesta linha indicará se o Backlog em si tem aumentado ou diminuído de volume (ex. por inclusão de novas histórias, novas estimativas etc.)
- Uma linha vermelha, que corresponderá ao volume total já desenvolvido. A mudança nesta linha indicará o quanto os Developers tem conseguido transformar histórias em incrementos de produto.
A distância entre as linhas azul e vermelha corresponderá ao que ainda falta ser desenvolvido. Idealmente, quando as linhas se tocarem, o desenvolvimento estaria finalizado (não existiriam mais itens no Backlog).
Como na prática, especialmente para produtos complexos, o Backlog pode ser difícil de estimar, muitas organizações preferem trabalhar com uma visão de mais curto prazo, relacionado à próxima entrega (release). Assim, ao invés de utilizar o volume total do Backlog para a linha azul, utiliza-se apenas os itens correspondentes à próxima release. Neste caso, quando as linhas azul e vermelha se tocarem, significa que o produto está, do ponto de vista técnico, pronto para ser disponibilizado aos usuários.