Burndown da Sprint
Short Tip: É o gráfico que acompanha o quanto de trabalho da Sprint ainda falta.
O que é?
É um gráfico que indica o trabalho que ainda não foi completado na Sprint. O gráfico possui no eixo X os dias e no eixo Y a métrica de trabalho (comumente o número de story points). A cada dia os Developers atualizam o gráfico com base nas histórias que foram concluídas (coluna “Feito” do Backlog da Sprint).
É importante lembrar que esse não é um instrumento utilizado pelo Product Owner, mas diretamente pelos Developers. O Product Owner, para acompanhamento do desenvolvimento do produto, utiliza o Burnup do Produto ou da Release.
Por que Aplicar?
O Burndown é um método de visualização do andamento da Sprint muito comum nos métodos ágeis. Ele possui a vantagem de permitir a rápida visualização, por todo o time, do andamento das atividades, sem adentrar no nível de atividades ou histórias, como no Backlog da Sprint.
Como Aplicar?
- Inicialmente acorde com os Developers e o Scrum Master quem fará a atualização do gráfico Burndown e qual será a métrica utilizada (ex. story points). Idealmente todos os membros poderiam fazer essa atualização conforme suas histórias fossem concluídas, assim como no Backlog da Sprint, mas o time é soberano para tomar essa decisão.
- Uma vez definido, desenhe o gráfico inicial:
- Estabeleça ao início da Sprint o número total de trabalho (story points) da Sprint, como ponto inicial no eixo Y.
- Ao longo do eixo X indique o número de dias úteis correspondentes ao total da Sprint (ex. 10 para uma Sprint de 2 semanas).
- Faça também uma linha percorrendo o ponto indicado no item “a” acima até o “0” do último dia da Sprint. Essa linha será sua referência, caso as histórias fossem uniformemente concluídas ao longo da Sprint.
- Diariamente, atualize o gráfico reduzindo do total do dia anterior os story points das histórias que foram completadas no dia. O gráfico poderá ajudar o time na visualização da sua velocidade, bem como na retrospectiva para obtenção de insights.