Roadmap
Short Tip: É um mapa de alto nível sobre as principais entregas do produto.
O que é?
É um mapa de alto nível utilizado para comunicação junto à stakeholders de diversas áreas sobre a construção do produto. O Roadmap possui as principais atividades a serem desenvolvidas para a construção do produto, mas comumente não possui datas de entrega específicas.
Por que Aplicar?
O Backlog do Produto e a Story Map são artefatos que possuem alto grau de granularidade, sendo excessivamente detalhados para comunicação com stakeholders, em especial de alto nível (gestores e C-Level).
Diferentemente de um cronograma Gantt tradicional, o Roadmap tem como ênfase a visão geral das atividades e entregas, e não o detalhamento preciso de quando elas ocorrerão.
Como Aplicar?
O Roadmap normalmente é implementado com o uso de ferramentas digitais, já que os stakeholders não fazem parte do time e não estão fisicamente presentes no ambiente físico da equipe.
A construção é realizada pelo Product Owner (PIM-Go® Ágil) ou Líder da Iniciativa (PIM-Go® Híbrido), em alinhamento com o Líder de Programa.
Um modelo simples é o Goal Oriented Roadmap (GO Roadmap) criado por Roman Pichler. Para aplicá-lo você deve:
- Definir a periodicidade que será utilizada no Roadmap (mensal, bimestral etc.);
- Para cada entrega (release) indicar:
- Um nome significativo que traduza o conceito da entrega;
- Qual é o objetivo que está sendo atingido;
- Quais as funcionalidades de alto nível entregues;
- Quais métricas serão utilizadas para verificar se o seu objetivo foi atingido.
Importante notar que esse Roadmap inclui apenas as entregas relacionadas ao produto a ser construído. Assim, outras atividades fora deste escopo, mas necessárias para a efetiva entrega não estão contempladas (ex. ações de marketing e jurídicas, mobilização de equipe de vendas etc.). Dependendo da necessidade de mobilização de stakeholders destas outras áreas, um Roadmap mais completo pode ser utilizado.