Refinamento e Atualização
Short Tip: É o ato de refinar o Backlog do Produto e atualizar demais artefatos da fase de Amadurecimento.
O que é?
O refinamento do Backlog do Produto é o ato de revisar as histórias, quebrando épicos em histórias menores ou incorporando detalhes naquelas existentes, bem como repriorizar os itens do Backlog e rever estimativas.
Após as atualizações podem ser identificadas alterações necessárias em outros documentos já elaborados, como o Roadmap ou a Story Map, caso tais alterações agreguem valor ao time Scrum.
Por que Aplicar?
O Refinamento é o momento em que a revisão e detalhamento do Backlog é realizado, mas apenas para os itens relevantes para as próximas Sprints. Essa rotina permite que não seja gasto tempo com detalhamentos de itens de menor prioridade e sujeitos a mudança, o que seria um desperdício de esforços.
Já a atualização de documentos, mas apenas para aqueles que gerem valor ao time Scrum, é uma forma de manter os esforços de documentação apenas suficientes para que a comunicação entre o time e aos stakeholders seja eficiente.
Como Aplicar?
O refinamento do Backlog é feito pelo Product Owner em conjunto com o Scrum Master e os Developers. O time exercitará durante o processo de refinamento o processo de:
- Incluir ou excluir histórias;
- Reordenar o Backlog;
- Efetuar estimativas ou reavaliar aquelas já realizadas;
- Quebrar Épicos em histórias menores para os itens de alta prioridade.
Conforme a proposição de 5 passos de Roman Pichler, para fazer o refinamento:
- Analise os dados recém-coletados do produto, em especial o feedback dos usuários e clientes;
- Incorpore o aprendizado no Backlog após a análise dos dados por meio da inclusão, modificação e/ou remoção de histórias;
- Decida a próximo objetivo a fazer por meio da escolha de um novo objetivo da Sprint;
- Refine os itens do Backlog, detalhando os Épicos ou histórias que estejam relacionados com o objetivo da Sprint estabelecido e efetuando estimativas sobre esses itens;
- Deixe os itens prioritários prontos para o desenvolvimento, por meio de histórias pequenas, claras, ordenadas e testáveis (com critérios de aceitação).