Skip to content

Programa

Short Tip: Nível de gestão em que se atua em múltiplos produtos inter-relacionados por meio de um Líder de Programa e um Especialista Técnico.

O que é?

Nível de gestão em que se atua em múltiplos produtos inter-relacionados por meio de um Líder de Programa e um Especialista Técnico.

Os Programas são agrupamentos de iniciativas que buscam a entrega de valor que não estaria disponível caso essas iniciativas fossem conduzidas de forma independente.

Essa análise do valor gerado pode ser em âmbito externo (para o usuário e cliente) ou interno (para a organização). O objetivo em nível de programa é maximizar o valor gerado pelas iniciativas conjuntamente, assim como reduzir os seus custos associados. Desta forma, o agrupamento em programas busca aumentar o valor de duas formas principais:

  1. Aumento do Valor Externo: aumento do valor final para o usuário ou cliente por meio da composição de entregas de valor individuais ou redução dos seus custos de uso. Exemplo: aplicativos relacionados a um mesmo público-alvo (contabilistas) e que podem ser utilizados de forma integrada (aumento de valor decorrente da integração);
  2. Aumento do Valor Interno: aumento do valor final para a organização por meio da composição de entregas de valor individuais ou redução dos custos da organização. Exemplo: Iniciativas relacionadas à sustentabilidade que compartilham da mesma estrutura de gestão (redução dos custos associados à gestão da iniciativa e aquisições de natureza similar).

Por que Aplicar?

Para organizações de médio e grande porte, a gestão individualizada apenas em nível de produto é incapaz de prover uma visão abrangente da integração entre múltiplos produtos. O uso da abordagem por Programa permite usufruir de sinergias entre diferentes produtos, bem como alinhar suas ações para a maximização de valor gerado.

Adicionalmente, a análise em nível de Programa possibilita a identificação de riscos de forma integrada.

Como Aplicar?

Sob a coordenação do Líder de Programa, a atividade de gestão do Programa é feita de forma constante e necessariamente implica em executar ao menos 3 atividades rotineiramente:

  1. Reunião periódica de avaliação do Programa: com participação do Líder de Programa, Especialista técnico e os respectivos Líderes de Iniciativa, visa efetuar um alinhamento das atividades em curso, identificação de dependências, riscos do programa, avaliação de métricas e oportunidades de sinergia. Recomenda-se a sua execução no mínimo quinzenalmente;
  2. Manutenção de um Backlog do Programa: refere-se à criação e atualização de um Backlog com a relação de todas as iniciativas em curso e a visualização da situação de cada épico. É comumente organizado em formato digital e por vezes integrado aos sistemas de controle dos times de desenvolvimentos dos produtos relacionados;
  3. Manutenção de Métricas de Valor: refere-se à criação e atualização das métricas de valor do programa, tendo por base as métricas de cada produto. Essas métricas serão também fornecidas para integração pelo Gerente de Portfólio em nível de portfólio.