Cronograma Detalhado
Short Tip: Cronograma de atividades do produto contendo os principais marcos de entrega.
O que é?
É o gráfico que indica as atividades que serão executadas para o desenvolvimento do produto, incluindo os principais marcos de entrega.
O termo “detalhado” do cronograma não deve confundido com “completamente pormenorizado”. Na verdade, trata-se do termo “Detailed” do acrônimo DEEP, advindo do mundo ágil, também relacionado à denominação “ondas sucessivas” no contexto de cronogramas. Neste sentido, o cronograma deve ser detalhado para os itens mais prioritários, mantendo-se em nível mais macro os itens menos prioritários. O objetivo é dispender esforço apenas naquilo que é necessário no momento, minimizando impactos e retrabalhos em caso de mudanças ao longo do desenvolvimento.
Por que Aplicar?
Em iniciativas preditivas, o planejamento, por meio de um cronograma, pode ser realizado com mais precisão desde a fase de Amadurecimento. Sua elaboração é relevante para estimativas (ex. recursos humanos e materiais) necessárias à efetiva construção do produto.
Como Aplicar?
O cronograma deve ser elaborado pelo Líder da Iniciativa e em geral faz uso de alguma ferramenta digital. É composto pelas seguintes etapas:
- A partir da EAP elaborada, relacione para cada entrega quais as atividades e recursos necessários;
- Identifique eventuais interdependências entre atividades e sequenciamento ideal para maximizar o valor entregue pelo produto;
- Estabeleça os marcos de entrega (milestones), que correspondam às releases do seu produto;
- Estime o tempo de duração de cada atividade. A estimativa deve ser feita consultando o Time de Desenvolvimento, mas também analisando eventuais produtos similares já construídos;
- Otimize as atividades conforme característica do produto;
- Estruture as informações colhidas na linha do tempo, o que resultará no cronograma.