Canvas de Descontinuidade
Short Tip: Canvas com aspectos a serem cobertos na descontinuidade de um produto ou iniciativa.
O que é?
É um Canvas que contém os principais itens a serem cobertos na descontinuidade de um produto ou iniciativa. Ele direciona a discussão para os impactos da descontinuidade e as ações necessárias para gerar o máximo de valor no processo. Adicionalmente, é feita uma reflexão sobre a jornada do desenvolvimento do produto e pontos de aprendizado para o futuro.
Por que Aplicar?
A descontinuidade de um produto ou iniciativa pode ser uma etapa conturbada, com baixa reflexão sobre impactos e práticas realizadas. O Canvas de Descontinuidade auxilia nesta reflexão, a ser realizada em conjunto pela equipe.
Como Aplicar?
O Canvas deve ser aplicado pelo Product Owner (PIM-Go® Ágil) ou Líder de Iniciativa (PIM-Go® Híbrido), em conjunto com o time de desenvolvimento e outros stakeholders relevantes.
Devem ser seguidas as seguintes etapas:
- Imprima ou inclua em uma ferramenta digital de colaboração visual o Canvas de Descontinuidade e preencha os dados básicos do produto;
- Descreva de forma clara e honesta o motivo da descontinuidade;
- A definição do motivo da descontinuidade no Canvas é fundamental e promove transparência, evitando-se rumores sobre motivos ocultos que reduzem a confiança dos times;
- Descreva o público externo (usuários e clientes), bem como o público interno (Colaboradores e Parceiros);
- Avalie os impactos da descontinuidade para cada um dos atores identificados no item anterior, bem como ações que podem auxiliar na geração de valor;
- Em algumas situações, o foco da geração de valor pode ser na redução de um impacto negativo que a descontinuidade pode provocar. Por exemplo, um colaborador interno pode ver impacto em seus processos de trabalho pela descontinuidade de uma solução. A busca prévia de alternativas, ou mudança do processo de trabalho, pode reduzir sua insatisfação ou impacto no seu trabalho.
- Tendo sido concluídas as ações de valor, inicie com o grupo uma Retrospectiva, avaliando-se toda a jornada de desenvolvimento do produto. Dois aspectos devem ser levantados:
- Aspectos de que devem continuar, ou seja, ações apreciadas pelo time ou stakeholders e que são desejadas em desenvolvimentos futuros;
- Aspectos que poderiam ser diferentes, ou seja, ações que devem ser descontinuadas ou revistas em desenvolvimentos futuros. Para incentivar a melhoria destas ações, recomenda-se a definição de um responsável específico.
- Elabore, por fim, um Roadmap com as ações de descontinuidade. Devem ser incluídas aqui todas aquelas identificadas nas ações de geração de valor, bem como as melhorias previstas no item acima (“O que poderíamos fazer diferente”).