Skip to content

Sprints do Scrum

Short Tip: Ciclo de desenvolvimento com período máximo de 4 semanas para criação de um incremento.

O que é?

É o período relacionado à conversão de itens do Backlog do Produto em incrementos. Esse é o período de efetiva construção do produto, limitado a 4 semanas por Sprint. A Sprint é uma atividade cíclica, ou seja, ao término de uma Sprint, imediatamente se inicia a próxima. Ao final de uma Sprint o Product Owner pode optar por realizar uma entrega (release) do produto junto aos usuários.

A Sprint contém dentro dela eventos relacionados ao Scrum, como o Planejamento da Sprint (Sprint Planning), as Reuniões Diárias (Daily Scrum), a Revisão da Sprint (Sprint Review) e a Retrospectiva (Retrospective), cada um com um objetivo específico.

Por que Aplicar?

O uso de Sprints dentro de um período pré-definido possibilita a correção de rumo com rapidez, convergente com os pilares do Scrum de inspeção e adaptação.

Como Aplicar?

A Sprint deve estar limitada a, no máximo, 4 semanas, contudo é comum encontrar times com Sprints entre 2 e 3 semanas. Uma vez definido o que será realizado na Sprint (seleção dos itens do Backlog do Produto), não se deve modificar o conteúdo da Sprint, exceto em situações excepcionais.  Ao final da Sprint um incremento de produto deve ser gerado, que será avaliado pelo Product Owner junto a outros stakeholders, sempre em conjunto com os Developers e o Scrum Master. O feedback provido alimentará o planejamento da futura Sprint.

Detalhes sobre o método Scrum podem ser obtidos no Scrum Guide.

Artigos

Informações Adicionais