Amadurecimento – Modelo Ágil
Short Tip: Etapa de detalhamento inicial da solução.
O que é?
É a etapa de detalhamento inicial da solução dentro da fase de “Construção e Uso”. O objetivo é integrar inicialmente o time Scrum e elaborar os artefatos básicos que possibilitem uma visão geral do que será a solução, bem como seus requisitos iniciais.
Ao final da etapa de Amadurecimento as equipes devem ter condições técnicas, humanas e materiais para a execução da primeira Sprint.
Por que Aplicar?
Na inexistência desta etapa, parte do tempo da primeira Sprint seria dedicada a elaboração de alguns artefatos fundamentais, como o Backlog do Produto, de forma desorganizada.
Ao aplicar uma etapa anterior para um detalhamento inicial é possível integrar o time na discussão da solução em mais alto nível, desde a Story Map sob a ótica da jornada do usuário, o Backlog do Produto e o detalhamento das user stories das primeiras Sprints, com suas respectivas estimativas (ex. planning poker).
Como Aplicar?
O Product Owner, com apoio do Scrum Master:
- Prepara e executa a reunião de Kick-off junto aos Developers, alinhando o trabalho realizado na fase de Concepção;
- Elabora, em conjunto com os Developers, a Story Map do produto, compreendendo a jornada do usuário. A discussão levará a identificação de Épicos e histórias a serem incluídos no Backlog do Produto;
- Define a ordenação inicial do Backlog, com base na Story Map, e, em conjunto com os Developers, executa o primeiro refinamento do Backlog, detalhando as user stories prioritárias.
- Na segunda semana da etapa de Amadurecimento, elabora o Roadmap do produto, em conjunto com o time Scrum, apresentando-o ao final aos stakeholders.
- Em paralelo, durante todo o processo, o Scrum Master e os Developers efetuam a preparação técnica para que todos os recursos e configurações estejam disponíveis na Sprint 1.
As etapas acima indicadas não são unidirecionais, mas sim bidirecionais. Por exemplo, ao definir o Roadmap pode ser identificado algo relevante que não foi incluído na Story Map e no Backlog do Produto. Essa sistemática é fundamental no modelo ágil.