Filtro de Ideias
Short Tip: Canvas para facilitar a seleção da melhor ideia.
O que é?
É um método visual baseado em “relevância” e “segurança” para a seleção da melhor ideia. O método objetiva gerar uma discussão entre o grupo com base nas características das ideias e a prioridade da organização.
Termos usados:
- “Relevância” é o valor percebido pelo usuário do produto para a solução do seu problema e/ou de sua causa raiz, e
- “Segurança” é o grau de confiança do grupo na capacidade da organização em construir e entregar a solução. Aspectos como disponibilidade de recursos humanos e materiais, habilidade do time, clareza dos requisitos, riscos envolvidos e prazo de entrega em geral influenciam esse aspecto.
Por que Aplicar?
É comum durante o processo de ideação haver múltiplas ideias de interesse do grupo. Ao valorá-las por meio de critérios de “Relevância” e “Segurança” em gráfico, facilita a visualização da diferença entre elas e eventual reposicionamento, se necessário.
O gráfico também facilita a seleção do critério de escolha da solução, por vezes privilegiando “Relevância” mesmo que a solução tenha maior risco de execução (baixa segurança).
Como Aplicar?
- A partir do quadro resultante do processo de ideação (Design Sprint ou Design Thinking), traga os post-its para o Canvas de Filtro de Ideias.
- Observar que o Design Sprint pressupõe a escolha da solução no 3º dia, assim o Canvas deve ser utilizado neste momento, antes da prototipagem e validação com os usuários.
- Efetue o processo de discussão da “Relevância” e “Segurança” de cada ideia transportada, posicionando-a no quadrante adequado.
- Ao finalizar o posicionamento de todas as ideias, discuta com o grupo sobre qual o critério preponderante na escolha da ideia atual, se “Relevância” ou “Segurança”.
- Idealmente, as soluções selecionadas estarão localizadas dentro do quadro “Sweet Spot” ou “Valuable Risk”, que são os quadrantes de maior entrega de valor ao usuário.
- Contudo, na ausência de ideais “Sweet Spot”, por vezes a organização pode tender a optar por uma solução rápida, segura, ainda que com menos valor que uma solução mais arriscada. Neste caso, o grupo deve ponderar e refletir sobre os motivos desta decisão e a potencial perda de oportunidade.
- Uma vez seleciona a ideia a ser trabalhada, ela deve ser deslocada para o campo “Ideia Escolhida”.
- A ideia selecionada deve ser necessariamente validada com usuários, de forma a minimizar os riscos de soluções com baixa agregação de valor. É comum que ao consultar os usuários, novas ideias surjam, ou que a ideia seja modificada com algum novo insight.